Estudo da UERJ relata para medidas de combate ao bullying

Publicado em 27/10/2022 - 12:04 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Palavras, apelidos pejorativos e outras atitudes sistemáticas que, para alguns, não passam de brincadeira entre colegas e amigos podem significar bullying. Esse é um  tipo de violência mais comum do que parece, principalmente entre crianças e adolescentes. Dados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), entidade intergovernamental que reúne membros de com 38 países, mostram que o número de casos de bullying no Brasil é duas vezes maior do que a média internacional. E seu combate é um desafio não só para as autoridades, mas também para as famílias.

Um estudo conduzido pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) alerta para a importância de medidas que fortaleçam o vínculo entre pais e filhos, como práticas no combate ao bullying, muitas das vezes enfrentado de forma silenciosa pelas vítimas.

Uma das autoras do estudo, a professora Emanuele Souza Marques, do Instituto de Medicina Social da UERJ, aponta que esse tipo de violência tem três características: a intenção, a repetição e o desequilíbrio de poder entre agressor e o seu alvo. A professora explica que os resultados mostram a importância da adoção de hábitos simples do cotidiano, mas, que fazem a diferença.

O estudo apresentado pela UERJ avaliou dados de mais de cem mil estudantes do 9º ano de escolas públicas e privadas em todo o país, a partir de questionários da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, divulgada este ano pelo IBGE, com dados de 2019.

Edição: Vitoria Elizabeth/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo