Procon-RJ tira dúvidas em relação a matrículas escolares

Publicado em 02/01/2023 - 18:16 Por Carolina Pêssoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O ano começa e com ele uma preocupação frequente: a matrícula escolar. Pais e responsáveis com dúvidas sobre os direitos dos consumidores em relação aos contratos de ensino neste período têm agora uma nova fonte de apoio. O Procon do Rio de Janeiro acaba de lançar uma cartilha para responder às principais questões sobre o tema, como lista de materiais, matrículas, direitos dos alunos inadimplentes, entre outras.

Elisa Freitas, diretora de fiscalização, explica alguns dos questionamentos mais comuns.

“Uma dúvida comum por exemplo é quanto ao pedido de material coletivo nas listas de materiais, com impressora, tinta pra impressora, caneta pra quadro. Esse tipo de solicitação é vedada. Ou seja, a instituição de ensino só poderá solicitar material de uso individual, e em quantidade adequada ao plano pedagógico, que deve estar disponível a quem solicitar. Outra questão importante é a negativa de matrícula a alunos com deficiência. Isso não pode ocorrer”.

Outras orientações são que a escola não pode rescindir o contrato escolar por inadimplência durante o ano letivo e que o uso de imagem do aluno só pode ser feito com expressa e prévia autorização dos responsáveis legais.

Ainda de acordo com o Procon Rio de Janeiro, é fundamental o consumidor estar atento aos seus direitos e, caso note que não estão sendo respeitados, entrar em contato com o Procon Estadual por meio dos canais de atendimento disponíveis no site da instituição.

Para acessar a cartilha completa o site é procon.rj.gov.br.

Edição: Raquel Mariano / GT Passos

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo