Pesquisa do MEC vai ajudar a elaborar nova política de alfabetização

Publicado em 22/03/2023 - 15:37 Por Renato Ribeiro - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Educação vai montar uma nova política nacional de alfabetização das crianças. Para isso, a pasta vai fazer um diagnóstico com profissionais da educação para construir essas diretrizes.

Por isso, o MEC vai lançar, em abril, uma pesquisa para ouvir gestores e professores da área.

O primeiro passo será com os responsáveis pela educação: 341 professores e professoras de alfabetização, pois são eles que estão dentro de sala de aula todos os dias com os alunos.

A ideia, segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, é garantir que toda criança seja alfabetizada na idade certa ao final do segundo ano.

Dados de 2021 do Saeb, Sistema de Avaliação da Educação Básica,  apontam que, de dois milhões e oitocentos mil estudantes, apenas 38% tinham condições de aprendizagem adequada da língua portuguesa, como leitura e escrita. 

Márcia Campos é diretora da Associação Bem Comum, instituição sem fins lucrativos do Ceará que atua na área de educação. Ela destaca a importância da alfabetização, principalmente para os alunos da rede pública.

Para elaborar o diagnóstico, o MEC selecionou cinco capitais, uma de cada região do país, que vai concentrar as informações dos 291 municípios participantes da pesquisa. Essas capitais são: Belém, Recife, Brasília, São Paulo e Porto Alegre. 

A pesquisa com os professores será feita entre 15 e 23 de abril. Os próximos passos, após a análise desse estudo, vão incluir reuniões com secretários estaduais e representantes municipais de educação.

Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo