Em aula inaugural na UFRJ, Anielle Franco defende a Lei de Cotas

Publicado em 05/04/2023 - 16:32 Por Tatiana Alves - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, participou de aula inaugural na Universidade Federal do Rio de Janeiro do curso de Psicologia. Ela comentou sobre os dez anos da Lei de Cotas e os 20 anos da Lei que estabelece o ensino obrigatório de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas.

Anielle Franco falou sobre os desafios que uma mulher negra enfrenta no mundo acadêmico e de como a Lei de Cotas foi decisiva na vida dela.

Também deu detalhes de como lidou com a morte da irmã Marielle Franco, vereadora assassinada em 2018.

Sobre as  realizações do atual governo, a ministra citou a aprovação de uma lei que trará mais representatividade para pessoas negras ocuparem cargos no governo federal.

Anielle Franco também falou sobre resistência e empoderamento.

Além de ministra, Anielle Franco é diretora do Instituto Marielle Franco, que promove uma série de atividades culturais e educacionais para crianças. Também é ativista, com pautas marcadas pela luta antirracista, pelos direitos das mulheres e dos LGBTQIA + . Recentemente, foi eleita uma das 12 mulheres do ano pela revista Time. 

Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo