Entenda os direitos de crianças com deficiência no ambiente escolar

Publicado em 15/04/2023 - 09:22 Por Carolina Pessôa* - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O atendimento às crianças com deficiência no ambiente escolar deve ser feito em salas de recursos multifuncionais, com equipamentos, recursos de acessibilidade e materiais pedagógicos capazes de potencializar o processo de escolarização desses estudantes. Isso é o que determina a legislação brasileira e o que preconizam os especialistas, especialmente no Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, celebrado em 14 de abril.

Célia Cezário é mãe de Josafá, de 16 anos. O jovem, que tem autismo, estudava em uma escola particular, mas, de acordo com a mãe, não estava se desenvolvendo. Agora, em uma unidade pública da cidade de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, e também sendo atendido em sala de recurso, a realidade é outra.

“Eu não estava vendo desenvolvimento dele no colégio. Ele sempre estudou em colégio particular, mas não abraçou a causa do meu filho. Então eu achei o calor humano na sala de recursos. Encontrei professoras excelentes, que são como mães para o meu filho.

Mas vale ressaltar: essas salas são apenas para complementar o aprendizado dos alunos, que também têm o direito de estarem nas salas de aula com outros estudantes, além de profissionais capacitados para o ensino.

Mônica Pereira dos Santos, professora, pesquisadora da Faculdade de Educação da UFRJ e especialista em inclusão, explica que, atualmente, as universidades têm preparado profissionais para atender adequadamente esses alunos, com disciplinas de educação especial e Língua Brasileira de Sinais, por exemplo. Mas boa parte do aprendizado vem da prática profissional. Mônica também ressalta que prefere o termo inclusão em educação ao invés de educação inclusiva, porque acredita que a inclusão tem a mesma importância que a educação e deve ocorrer em todos os espaços sociais. Mas apesar dos avanços na difusão deste conhecimento, ela também destaca os muitos obstáculos a serem enfrentados.

“As pessoas, por medo ou por ignorância, ou não querem lidar com essa questão, ou preferem, portanto, entrar num estado negacionista, fechar os olhos, e dizer que está tudo bem, quando não está. Então é importante que as pessoas se abram para a possibilidade de lidar com as diferenças, porque todos somos diferentes de alguma maneira. E portanto, elas têm que necessariamente estar presentes na escola”.

Outro problema frequente é o desrespeito às políticas públicas.

“As pessoas simplesmente ignoram o que a lei manda, e não fazem. As gestões, principalmente, não se comprometem com o princípio de inclusão e o processo de inclusão na sua instituição”.

Célia Cezário complementa que, mesmo com essas dificuldades, seu filho está apresentando um desenvolvimento muito satisfatório.

“Eles estão aproveitando a inteligência do meu filho, que os outros colégios não fizeram. Aqui, o meu filho realmente está aprendendo a usar o computador, já bate texto. Teve um desenvolvimento espetacular, muito bom o desenvolvimento do meu filho”.

A educação é um direito de todos. Ela é garantida na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Constituição Brasileira, que determina que ela é dever do Estado e da família, e que deve ser proporcionada em igualdade de condições.

 

Radioagência Nacional traz duas reportagens especiais sobre os desafios da educação inclusiva no Brasil. As matérias serão publicadas nos dias 14 e 15 de abril. Esta é a primeira reportagem (veja a relação completa abaixo):

  1. Cresce o número de alunos com deficiência matriculados nas escolas
  2. Entenda os direitos de crianças com deficiência no ambiente escolar (no ar em 15 de abril)

 

*Ficha técnica das reportagens especiais:

Reportagem: Carolina Pessôa

Edição: Tâmara Freire

Publicação na Radioagência Nacional: Beatriz Albuquerque e Nathália Mendes

Edição: Tâmara Freire / Nathália Mendes

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo