Analfabetismo em crianças dobrou entre 2019 e 2022, aponta Unicef

Publicado em 10/10/2023 - 16:18 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O analfabetismo entre as crianças dobrou no país entre 2019 e 2022. O percentual de crianças de sete anos que não sabem ler e escrever passou de 20% para 40%. Os dados são de um novo relatório lançado pelo Unicef, nesta terça-feira (10). A queda no desempenho educacional ocorreu mesmo com a redução ainda que pequena do percentual de meninas e meninos vivendo na pobreza.

Santiago Varella, especialista em Políticas Sociais do Unicef no Brasil, explica que essas crianças estavam no processo mais sensível da vida educacional durante a pandemia. E afirma que é urgente a priorização de políticas públicas, em especial na educação, voltadas para crianças e adolescentes.

Apesar do impacto da pandemia da covid-19, o estudo mostra que o percentual de meninas e meninos na pobreza multidimensional caiu de quase 63%, em 2019, para 60,3%, em 2022.

Santiago Varella destaca que a renda é uma dimensão importante para medir a pobreza, mas que é preciso atentar para outras violações de direitos das crianças e adolescentes que demandam ações que vão além do crescimento da economia ou da política de transferência de renda. Ele cita algumas inciativas em curso que se mostram relevantes para atuar em outras áreas.

Segundo o relatório, os estados do Norte e Nordeste apresentam os maiores índices de meninas e meninos privados de direitos. A desigualdade também ainda é grande em relação a cor e raça, apesar de o estudo mostrar uma pequena redução nos números. A diferença no acesso a direitos entre crianças e adolescentes brancos e negros era de cerca de 22% em 2019, e em 2022, ela caiu para pouco mais de 20%.

Edição: Jacson Segundo/ Renata Batista

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo