Enem 2023: redação joga luz sobre a sobrecarga invisível das mulheres

Publicado em 05/11/2023 - 21:50 Por Daniel Ito - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A prova de redação do Enem deste ano pediu para os candidatos escreverem sobre o trabalho de cuidado que é realizado pelas mulheres. O tema proposto também afirmou que esse tipo de trabalho feminino é invisibilizado — e portanto, os candidatos deveriam escrever sobre um assunto sobre o qual não se fala muito nas conversas do dia a dia.

Ao abordar o tema na prova de redação, o Enem ofereceu ao público uma oportunidade de olhar com mais atenção para essa realidade que atinge a rotina de tantas mulheres em todo o país. Quem afirma é Laís Abramo, secretária nacional de Cuidados e Família do Ministério do Desenvolvimento Social.

A secretária Laís Abramo destacou, ainda, que a invisibilidade dos trabalhos de cuidado sobrecarregam as mulheres. Essa sobrecarga atrapalha, e muitas vezes impede, que elas consigam exercer outras atividades fundamentais para a vida delas.

Em números nacionais, as mulheres dedicam, em média, quase dez horas por semana a mais do que os homens nos afazeres domésticos e no cuidado com crianças, idosos e pessoas com deficiência. Os números são do ano passado e foram levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Edição: Pollyane Marques

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo