Redação do Enem 2023 aborda a dupla jornada das mulheres

Publicado em 06/11/2023 - 16:59 Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Cuidar é uma das inúmeras atividades realizadas pelas mulheres brasileiras, muitas vezes em dupla jornada, conciliando com o mercado de trabalho. Esta rotina, intensa e carente de reconhecimento, foi o tema da redação do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, que teve sua primeira etapa realizada neste domingo. O assunto foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, e despertou muitos elogios.

Iracélia Freire, dona de casa e mãe de cinco filhos, já adultos, achou o tema pertinente.

Para ela, ainda falta muito para que o trabalho de cuidado realizado pelas mulheres seja reconhecido.

A realidade retratada no Enem e exemplificada por mulheres como Iracélia é comprovada com números. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua 2022, realizada pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, as mulheres dedicam, em média, mais de 21 horas semanais aos afazeres domésticos e cuidados de pessoas, enquanto os homens utilizam pouco mais de 11 horas, ou seja, praticamente a metade do tempo.

Alessandra Brito, analista do IBGE, resume os dados.

Isabela Duarte, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, destaca que essa realidade está associada ao machismo persistente na sociedade brasileira.

Isabela também aponta algumas medidas para reverter essa situação, como um maior entendimento dos homens em relação à divisão de tarefas e uma maior oferta de serviços públicos, especialmente creches, além de aumento da licença paternidade.

A prova de redação do Enem exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

Edição: Roberta Brito / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Educação

Mais nove universidades federais devem entrar em greve

Como isso, o número de instituições federais de educação superior paradas por conta da greve deve chegar a 38 das 107 espalhadas pelo país.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo