Câmara aprova projeto que altera o Novo Ensino Médio

Publicado em 21/03/2024 - 09:41 Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O projeto que altera o Novo Ensino Médio vai para o Senado. 

O texto foi aprovado nessa quarta-feira (20) na Câmara dos Deputados após acordo sobre a carga horária. 

A proposta manteve o aumento da carga horária de 2.450 horas na formação geral básica.  

A exceção será para quem optar pelo ensino técnico.

Para completar as três mil horas dos três anos do Ensino Médio, os estudantes vão ter de escolher uma área para aprofundar os estudos com as demais 600 horas. 

Eles poderão escolher entre os itinerários formativos de linguagens; matemática, ciências da natureza ou ciências humanas e sociais aplicadas.

O ministro da Educação, Camilo Santana, acompanhou a votação. Ele afirmou que o diálogo garantiu a aprovação das 2.400 horas de formação básica geral, a essência do projeto, além do ensino técnico profissionalizante integrado com o ensino médio.

A proposta manteve como oferta opcional a língua espanhola, além da possibilidade de contratar profissionais com notório saber, sem formação em licenciatura, para trabalhar nas disciplinas técnico-profissionalizantes.

Edição: Nadia Faggiani - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo