Raça ainda é fator determinante no acesso à educação no Brasil

7,1% dos negros são analfabetos; entre os brancos, essa taxa é 3,2%

Publicado em 22/03/2024 - 19:26 Por Carolina Pessoa - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

As desigualdades raciais na educação brasileira permanecem. É o que apontam dados do IBGE divulgados nesta sexta-feira (22). De acordo com o estudo, embora tenha havido uma diminuição de mais de 200 mil analfabetos entre 2022 e 2023, a porcentagem entre os negros é mais que o dobro da entre os brancos. No ano passado, enquanto 3,2% da população branca não sabia ler ou escrever, a taxa chegou a 7,1% entre a população negra. Além disso, o IBGE calculou que os brancos estudam em média 10,8 anos. Já entre as pessoas de cor preta ou parda, esses anos ficaram em 9,2. 

A pesquisadora do IBGE, Adriana Beringuy, explica que os jovens negros também vivenciam uma maior distorção idade-série, ou seja, não frequentam a série adequada para a sua idade. 

“Esse jovem de 18 a 24 anos, de cor branca, quando ele está frequentando a escola, ele de modo geral está dentro do ensino superior. Ao passo que esse jovem de 18 a 24 anos de cor preta ou parda, ele tem uma frequência mais descompassada. Então você tem até ele frequentando, mas parte destes jovens não está no ensino superior, está atrasada. Ele está frequentando seja o médio, ou até mesmo o fundamental, numa educação de jovens e adultos”, detalha a pesquisadora.

Em números, quase 30% dos estudantes brancos nessa faixa etária estavam na graduação, no ano passado. Já a proporção entre pretos ou pardos ficou em menos de 17%. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua mostram ainda que cerca de 70% dos pretos e pardos com 18 a 24 anos deixaram os estudos sem concluir o ensino superior, taxa que cai para 57% entre os brancos. Como resultado, enquanto 6,5% dos jovens brancos com essas idades já tinham um diploma em mãos, apenas 2,9% dos pretos ou pardos tinham a mesma conquista.

Edição: Tâmara Freire / Fran de Paula

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo