MP Eleitoral pede cassação e inelegibilidade do prefeito de Petrópolis

Prefeito usou perfil em rede social para transmitir atos do município

Publicado em 19/10/2020 - 10:11 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

O prefeito e o vice-prefeito de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, candidatos à reeleição, foram denunciados pelo Ministério Público Eleitoral, por condutas consideradas ilegais durante o período de eleições.

O prefeito Bernardo Rossi, do PL, utilizou o seu perfil pessoal em rede social para transmitir atos do município, o que é considerado uso da maquina pública para propaganda eleitoral. Estão no centro da denúncia 39 postagens feitas entre 16 de junho e 14 de agosto mostrando inauguração de obras, visitas a projetos e vistorias.

De acordo com a Promotoria eleitoral, o custo das filmagens e produção das lives foi efetuado com verba pública municipal. A denúncia destaca uma dessas lives realizada de dentro da própria prefeitura com uso da logomarca do município e a participação de secretários. A live foi transmitida ao vivo por Bernardo Rossi em seu próprio perfil.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral pede que a Justiça decrete a inelegibilidade de Bernardo Rossi e do vice-prefeito Baninho tanto para esta eleição quanto para os oito anos seguintes pelas condutas de abuso de autoridade, de poder político e da violação ao princípio constitucional da impessoalidade.

O MP quer ainda que os registros de candidatura dos dois sejam cassados, que seja aplicada multa e que a rede social bloqueie e preserve os endereços eletrônicos das páginas para evitar que os conteúdos sejam apagados e também que a propaganda irregular continue.

A Assessoria de imprensa da campanha do prefeito e do vice foi procurada para que eles se posicionassem sobre a ação, mas não houve resposta até o fechamento desta reportagem.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo