Barroso pede à PF para investigar ataque ao sistema do TSE

Presidente do tribunal também falou sobre a apuração lenta dos votos

Publicado em 16/11/2020 - 22:11 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou nessa segunda-feira os primeiros detalhes sobre a tentativa de derrubar o sistema de informática da Justiça Eleitoral. No fim da manhã do domingo de eleição, um ataque coordenado com 436 mil acessos por segundo sobrecarregou os acessos ao portal e vazou dados antigos. De acordo com o presidente do TSE, Luis Roberto Barroso, não causou danos.

Barroso afirmou que a Polícia Federal vai investigar a tentativa de ataque e que já tem algumas pistas.

O outro problema ocorreu quando as urnas começaram a fechar em todo o país. Uma falha deixou a totalização mais lenta do que o previsto. Barroso explicou que, depois da eleição de 2018, peritos da Polícia Federal recomendaram que o TSE passasse a totalizar os votos enviados diretamente das urnas eletrônicas, em vez de apenas divulgar os resultados apurados pelos tribunais regionais nos estados e no Distrito Federal, como era antes.

Isso porque ter apenas uma totalização, em vez de 27, dá mais segurança para a eleição. Mas, para garantir que a totalização fosse feita em apenas um local, o TSE precisou contratar um serviço especializado. A empresa escolhida foi a Oracle, uma gigante internacional com mais de 40 anos de mercado. O serviço custa R$ 14 milhões por ano.

De acordo Luis Roberto Barroso, o sistema desenvolvido pela Oracle estava previsto para ser entregue em março, mas só chegou em agosto, devido à pandemia da Covid-19. Além disso, não foi possível fazer todos os testes necessários.

Ao fazer um balanço do processo eleitoral em si, Barroso destacou o comparecimento às urnas. O presidente do TSE contou que, por causa da pandemia, a expectativa era de que até metade dos eleitores deixassem de votar. Mas esse índice ficou em 23,14%, menos de 3 pontos percentuais acima do verificado na eleição anterior, em 2018.

Luis Roberto Barroso destacou, ainda, o aumento da representatividade nas urnas. Entre os prefeitos eleitos no primeiro turno, oito têm origem indígena e 32% do total se declararam negros. Já as prefeitas eleitas alcançaram o percentual recorde de 12,2%.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo