MDB é o partido com mais prefeitos; 11 deputados se elegem

Resultado das Eleições 2020 teve ainda Centrão com 2,4 mil municípios

Publicado em 30/11/2020 - 20:18 Por Kariane Costa - Brasília

Oito deputados dos 15 congressistas que foram para o 2° turno foram eleitos. Três deputados já haviam sido eleitos no primeiro turno. No total, 11 de 70 deputados e senadores foram eleitos prefeitos e vice-prefeitos nas eleições municipais de 2020. Dois senadores disputaram o pleito e nenhum foi eleito.

Os deputados eleitos para as prefeituras de quatro capitais neste segundo turno foram João Campos do PSB, no Recife; Edmilson Rodrigues do PSOL, em Belém; Eduardo Braide do Podemos, em São Luís; e JHC do PSB em Maceió.

O MDB foi o partido que mais elegeu prefeitos. Só nas capitais foram cinco.

Se falarmos de uma maneira geral não levando em conta só as capitais, o MDB também é a legenda que mais conquistou votos, conseguiu 784 prefeituras.

O PP aparece em segundo lugar, elegeu 685 prefeitos, e logo em seguida aparece o PSD que conquistou 654 cadeiras para comandar as cidades.

O PSDB assume o quarto lugar, com 520 prefeituras, e o Democratas com 464. O PT aparece na décima primeira posição com 183 prefeitos eleitos e o PSL com 90, assumindo a décima sexta posição.

Partidos do chamado Centrão vão comandar quase metade dos municípios do país, um total de 2 mil e 400.

Entre os partidos que formam o grupo, PP, PSD e PL são as legendas com o maior número de prefeituras. Hoje o centrão é o bloco com maior número de parlamentares no Congresso.

Das 25 capitais, apenas em uma delas, Palmas, uma mulher estará à frente da prefeitura em 2021 - Cinthia Ribeiro, do PSDB, que foi reeleita.

Das 19 cidades em que havia mulheres na disputa, oito venceram neste segundo turno.

Outro dado que chama atenção: das 25 capitais, 8 terão prefeitos autodeclarados negros. O número, apesar de baixo, é o dobro do registrado em 2016.

E uma curiosidade final, com 27 anos, João Campos do PSB, eleito prefeito de Recife, será o mais jovem administrador de uma capital a partir de 2021. No outro extremo, Dr. Pessoa, eleito para governar Teresina, é o mais velho entre os prefeitos das capitais, com 74 anos.

Lembrando que ainda haverá eleição em Macapá, no Amapá, cidade que foi prejudicada pelo apagão elétrico, neste mês, e que teve o pleito adiado.

 

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo