Problemas técnicos não afetam credibilidade das eleições, diz Barroso

Pane atrasou resultados e e-Título teve instabilidade

Publicado em 16/11/2020 - 07:06 Por Victor Ribeiro - Brasília

Uma lentidão inesperada na apuração de votos e falhas no aplicativo e-Título marcaram o 1º turno das eleições municipais. Mesmo assim, pouco antes da meia-noite desse domingo (15), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luis Roberto Barroso, anunciou o resultado final das eleições.

Barroso avaliou que os problemas não comprometem a credibilidade do sistema eleitoral brasileiro.

Ao longo do dia, Luis Roberto Barroso já havia informado que o aplicativo e-Título estava com falhas porque um dos servidores tinha sido desligado preventivamente. Foi depois de um ataque cibernético ao Superior Tribunal de Justiça, ao Ministério da Saúde e ao Governo do Distrito Federal. De acordo com a Polícia Federal, esses ataques não afetaram a eleição.

Já a lentidão na contagem dos votos foi percebida por volta das 18h, quando estados do Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste haviam encerrado a votação. Essa foi a primeira eleição em que os dados das urnas foram enviados diretamente ao TSE para totalização. Antes, os Tribunais Regionais Eleitorais faziam a soma e mandavam para o Tribunal Superior apenas os resultados. A mudança foi feita para atender a uma recomendação da Polícia Federal.

Barroso disse que o motivo da demora foi uma pane em parte do supercomputador que faz essa soma. Essa falha deixou a contagem mais lenta do que o previsto e fez ressurgir a ideia de voltar ao voto em papel.

O presidente do TSE avaliou que o antigo sistema tinha muito mais problemas.

O vice-presidente do TSE, Edson Fachin, que assumirá a presidência da Corte em 2022 e vai conduzir a próxima eleição, afirmou que ainda é cedo para falar em mudanças.

O TSE tinha previsto que, devido à pandemia da covid-19, a ausência nas urnas poderia chegar a 35%. Mas, o balanço final mostrou que a parcela do eleitorado que não compareceu foi menor e ficou na casa dos 23%.

Acompanhe aqui os resultados das eleições.

 

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo