Rio registra abstenção de 35% no 2º turno das eleições municipais

Número supera os votos que deram vitória a Eduardo Paes

Publicado em 30/11/2020 - 17:44 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro registrou uma abstenção histórica no segundo turno das eleições municipais. O índice chegou a 35%, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o que significa que mais de 1,7 milhão pessoas deixaram de ir às urnas neste domingo.

O número superou inclusive os votos que garantiram a Eduardo Paes o terceiro mandato à frente da Prefeitura da capital. Com todas as urnas apuradas, o democrata alcançou cerca de um milhão e seiscentos mil votos.

O índice de abstenção já vinha crescendo no Rio. No primeiro turno, ultrapassou os 32%. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, destacou que o cenário de pandemia do novo coronavírus contribuiu para a alta no número de eleitores que se abstiveram de votar.

Já na avaliação do cientista político e professor da PUC Rio, Ricardo Ismael, a falta de interesse em ambos os candidatos que disputaram o segundo turno explica o salto nas abstenções.

Ainda que não tenha sido a única razão, o medo de uma infecção por covid-19 e a própria doença afastaram alguns eleitores da urna. Esse foi o caso de

Yngrid Antunes, de 27 anos. Formada em Serviço Social, ela conta que começou a apresentar os sintomas dias antes do segundo turno.

Até então, o maior número de faltosos em um segundo turno no Rio tinha sido registrado em 2016, quando o atual prefeito Marcelo Crivella, do Republicanos, derrotou Marcelo Freixo, do PSOL. No último pleito, em 2018, o total de pessoas que optaram por não a votar no segundo turno chegou a um milhão e 300 mil.///

 

 

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo