TSE alerta para notícias falsas ligadas às eleições

Tribunal pede para que cidadãos chequem as informações recebidas

Publicado em 05/11/2020 - 12:55 Por Paula de Castro - Brasilia

As eleições estão chegando. O 1º turno já é daqui a 10 dias. E o Tribunal Superior Eleitoral está de olho nas informações falsas que circulam sobre o processo eleitoral e a segurança das urnas. São aquelas lendas que rodam por aí sempre em ano eleitoral e que, em vez de ajudar, só atrapalham.

Por exemplo, os boatos de que a urna eletrônica não é segura. Pelo contrário. Segundo o Secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, a urna é segura sim. Ela foi criada em 1996 e, nesses 24 anos, não houve registro de fraude identificada. Ele ainda acrescenta: não é verdade que apenas o Brasil use a urna eletrônica. Outros 25 países também utilizam esse sistema de votação. Para ele, é esse tipo de desinformação que pode interferir na opinião do eleitor.

O TSE ainda recebe denúncias de tentativas de fraudes, de irregularidades ou até de mensagens excessivas e não-solicitadas recebidas por whatsapp de pessoas ou candidatos desconhecidos. Para isso, basta acessar a página do Tribunal no endereço na internet: tse.jus.br. A assessora especial da Presidência do TSE, Roberta Gresta, explica que, até agora, mais de 1.000 denúncias de mensagens recebidas por whastapp foram apresentadas, o que resultou, até o momento, no banimento de 256 contas.

E ela ainda dá uma dica, em tempos de eleição. Aliás, que deve valer sempre: checar a informação antes de repassar. Ver as fontes oficiais ou sites de notícia confiáveis. Segundo Roberta Gresta, muita gente ganha com a indústria da desinformação. E se você quer denunciar alguma irregularidade nessa campanha, é só ir no site do TSE: tse.jus.br.

Edição: Fabiana Pelles

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo