TSE: testes preparatórios para segundo turno começam hoje

No domingo, 57 municípios voltam às urnas para escolher prefeitos

Publicado em 27/11/2020 - 18:58 Por Bianca Paiva - Brasília

No próximo domingo, dia 29, 38 milhões de eleitores de 57 municípios do país voltam às urnas para o segundo turno das eleições 2020.

Os testes preparatórios de infraestrutura para o pleito começam na noite de hoje.

O Tribunal Superior Eleitoral alerta que, por causa disso, pode haver instabilidade nos sites do órgão e dos tribunais regionais eleitorais entre 23h desta sexta-feira e 4h de sábado.

Esses testes são realizados em todas eleições, porque nesse período aumenta o número de acessos ao site; e também para preservar a segurança dos sistemas de totalização e divulgação dos resultados da votação.

E para evitar problemas de instabilidade no dia do pleito com o e-Título, como ocorreu no primeiro turno, o TSE orienta que o aplicativo deve ser baixado até as 23h59 deste sábado. A ferramenta pode ser utilizada para justificar a ausência na votação e também para identificar a seção eleitoral.

Quem deixa de votar precisa fazer a justificativa nos 60 dias seguintes ao dia da eleição. O procedimento pode ser feito também nos cartórios eleitorais, no site do TSE ou dos tribunais regionais eleitorais pelo sistema Justifica.

Lembrando que o eleitor que não votou no primeiro turno pode votar no segundo turno.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o horário de votação ampliado continua valendo para o segundo turno: de 7h às 17h. Idosos e pessoas do grupo risco devem votar preferencialmente de 7h às 10h da manhã, quando há menos filas.

O uso de máscaras é obrigatório. O TSE recomenda que os eleitores levem a própria caneta e que respeitem o distanciamento de um metro entre as pessoas.

É possível votar sem o título de eleitor. Basta apresentar um documento oficial com foto ou ainda utilizar o aplicativo e-Título para quem fez o cadastramento biométrico.

Nesta sexta-feira é o último dia da propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão dos candidatos e também a para a realização de debates nesses veículos de comunicação.

No dia do pleito, é proibido fazer propaganda de partidos políticos ou de candidatos, boca de urna e espalhar santinhos pelos locais de votação.

Devido ao apagão de energia elétrica que atingiu o estado do Amapá, o primeiro turno das eleições municipais na capital Macapá só vai ocorrer no dia 6 de dezembro e o segundo no dia 20. Nesta sexta-feira, a propaganda política voltou a ser veiculada nas emissoras de rádio e TV da cidade e vai até a próxima quinta-feira, dia 3.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo