Projeto social quer difundir saltos ornamentais entre jovens carentes

Iniciativa visa atender mais de mil crianças em oito estados e no DF

Publicado em 06/01/2021 - 13:28 Por Lincoln Chaves - Rio de Janeiro

Criar 10 núcleos de saltos ornamentais para atender mais de mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, em oito estados e no Distrito Federal e difundir a modalidade entre os jovens das cinco regiões do país. É o que objetiva o projeto "Um Salto na Educação", desenvolvido em parceria pela Universidade de Brasília e a Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais, a Saltos Brasil.

A iniciativa tem apoio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, com vigência de 24 meses e investimento federal de R$ 4,44 milhões. Ricardo Moreira que é técnico olímpico e presidente da Saltos Brasil, é quem explica.

Os 10 núcleos estão distribuídos por Alagoas, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Paraíba, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. A capital federal terá duas sedes, sendo uma no centro olímpico da UnB, considerado um dos principais do continente. Segundo Ricardo Moreira, a previsão é que as aulas comecem entre o fim de março e o início de abril.

Revelar talentos para o futuro da modalidade, embora não seja a prioridade, é também uma possibilidade. Ricardo Moreira cita o exemplo, quatro dos principais atletas brasileiros na atualidade: Giovanna Pedroso e Ingrid Oliveira, que representaram o país na Olimpíada do Rio de Janeiro, e Kawan Pereira e Isaac Filho, finalistas da plataforma sincronizada masculina no Mundial de 2019, na Coreia do Sul.

 

 

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo