Minas Quad vence Campeonato Brasileiro de Rugby de Cadeiras de Rodas

Publicado em 18/08/2022 - 19:25 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Equipe mineira vence Campeonato Brasileiro de Rugby de Cadeiras de Rodas e técnico seleciona atletas que podem disputar o mundial em outubro.

Foi uma final emocionante. No último quarto da partida, o Minas Quad, que estava quatro pontos atrás no placar, virou o jogo e venceu a equipe do Santer, no Rio de Janeiro. Com isso o time mineiro conquistou seu pentacampeonato.

Além de definir a melhor equipe brasileira da temporada, os nomes dos atletas que vão disputar uma das 12 vagas na seleção brasileira para disputar o Mundial em outubro na Dinamarca também foram escolhidos nessa quarta-feira.

É a primeira vez que o Brasil vai disputar o título do mundial. Para o treinador da seleção brasileira, Rafael Botelho, a meta é subir no ranking para disputar uma vaga nas Paralimpíadas de Paris.

O desafio é grande. Na chave da seleção brasileira estão equipes que lideram o ranking mundial, como Australia, Canada, Dinamarca e Japão.

Em 2022, o rugby de cadeira de rodas brasileiro ficou de fora das Olímpiadas de Pequim.

Se no rugby, derrubar os atletas faz parte da estratégia, na versão em cadeira de rodas o contato corporal é proibido. Já entre as cadeiras, as trombadas são livres e frequentes.

A meta do jogo é atravessar a linha do gol com as duas rodas da cadeira e a bola na mão. Uma característica diferencia a modalidade de outros esportes: as equipes são mistas com homens e mulheres na mesma equipe.

Mariana Costa entrou para o esporte paralímpico pelo basquete em cadeira de rodas, em 2001. Em 2015 foi convidada para integrar a equipe de Rugby da ADEACAMP, a Associação de Esportes Adaptados de Campinas. Hoje, aos 33 anos, é uma das estrelas da equipe. Agora o sonho dela é montar uma seleção de rugbi feminina.

Nessa quarta-feira, a Adeacamp venceu a segunda divisão do campeonato brasileiro e conseguiu uma vaga na primeira divisão, a elite do rugby brasileiro.

Edição: Roberto Piza / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo