Especial Copa: Europa e América do Sul possuem todos os títulos

Publicado em 18/11/2022 - 08:00 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Desde 1930, o mundo já assistiu a vinte e uma edições da Copa do Mundo de futebol. Em cinco ocasiões, a Seleção Brasileira se sagrou campeã: em 1958, 62, 70, 94 e 2002. Todo mundo sabe que o Brasil é, hoje, a equipe que mais vezes conquistou a taça mais importante do futebol.

Nenhum outro país é pentacampeão mundial. Eh, mas duas seleções estão na cola, são tetra, já levantaram a taça quatro vezes cada: a Alemanha e a Itália... Bom, essa nem se classificou para a edição do Catar. Já os alemães... sim, classificaram e agora são os únicos com chance de igualar ao Brasil. 

E os europeus não são fracos não! Dos oito países que conquistaram a taça ao longo de todas as Copas, cinco são de lá e três daqui, da América do Sul. Os europeus detêm doze títulos da competição, enquanto os sul-americanos foram vitoriosos em nove oportunidades.

Para o jornalista Eurico Tavares, a Copa do Mundo do Catar vai confirmar a regra: segundo ele, a taça deve ficar novamente com uma seleção da Europa ou da América do Sul.

Já a jornalista Liliane Farias acredita na evolução dos países que nunca foram campeões, e aposta em um vencedor inédito na edição deste ano da Copa do Mundo.

A Argentina, a França e o Uruguai são os países que conquistaram duas Copas. A conquista francesa foi a mais recente, já que foram eles os vencedores da última edição, realizada na Rússia.

Uma curiosidade nada boa para nós, brasileiros, sobre os três países bicampeões mundiais... todos eles já conquistaram a Copa do Mundo vencendo o Brasil na grande final. Foi assim com o Uruguai em 1950, com a Argentina em 86, e com a França em 98.

Espanha e Inglaterra fecham a lista de campeões da Copa do Mundo de Futebol, com uma taça para cada seleção.

Com produção de Daniel Lima e sonoplastia de José Maria Pardal.

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo