Copa do Catar: Argentina conquista o tricampeonato mundial

Publicado em 18/12/2022 - 17:23 Por Lincoln Chaves- Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Foram 36 anos de espera, duas finais perdidas de forma dolorida, mas o torcedor argentino pôde, enfim, soltar o grito de tricampeão mundial neste domingo (18). A decisão no Estádio de Lusail, em Doha, no Catar, foi dramática, talvez a maior da história das Copas do Mundo.

Os hermanos abriram 2 a 0, dominaram o primeiro tempo e venciam com tranquilidade até os 34 minutos da etapa final, quando precisaram de apenas dois minutos para sofrer o empate. O duelo foi à prorrogação, a Argentina passou novamente à frente, mas a França, então atual campeã, não entregaria a taça facilmente e igualou de novo: 3 a 3 em 120 minutos.

Loucura. Decisão por pênaltis. E aí, brilhou Dibu Martínez. O goleiro defendeu a cobrança do atacante Kingsley Coman e viu o chute do volante Aurelie Tchouaméni ir para fora. Os argentinos acertaram todas as cobranças. A última delas coube ao lateral Gonzalo Montiel, que cometeu o pênalti que resultou no empate francês na prorrogação: 4 a 2 hermanos.

Um título, principalmente, para Lionel Messi, que após cinco participações, enfim conquistou o mundo e como protagonista, como deveria ser, na última Copa da carreira. Na final, o camisa 10 foi decisivo. Com a bola rolando, marcou dois gols, chegando a sete no Catar, e participou do lance do segundo gol, do também atacante Ángel Di Maria, peça crucial na estratégia do técnico Lionel Scaloni para amassar a França na maior parte do jogo.

Mas os europeus tinham Kylian Mbappé, que se tornou o primeiro jogador, desde o inglês Geoff Hurst, em 1966, a marcar três gols em uma decisão de Mundial. Acabou que o feito do atacante, artilheiro da competição com oito gols, não foi suficiente.

A América do Sul volta a ter uma seleção campeã após 20 anos. E em algum lugar do céu, Diego Armando Maradona, descansa em paz, está mais feliz do que nunca.

Edição: Sâmia Mendes/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo