Copa do Catar: Croácia repete campanha da estreia em Mundiais, em 1998

Publicado em 17/12/2022 - 16:31 Por Lincoln Chaves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Os carrascos do Brasil na Copa do Catar terminaram a competição no pódio. Neste sábado (17), a Croácia venceu Marrocos por 2 a 1 no Estádio Internacional Khalifa, em Doha, para garantir o terceiro lugar. A campanha repete a da primeira participação croata, em 1998, na França. Já os marroquinos se despedem com o melhor desempenho de um pais africano em um Mundial.

Os gols saíram todos na etapa inicial. Os europeus abriram o marcador logo aos seis minutos, com o zagueiro Josip Gvardiol, de 20 anos, um dos destaques da seleção axadrezada, na sequência de uma jogada ensaiada em cobrança de falta. Dois minutos depois, o meia Hakim Ziyech levantou na área, a defesa afastou mal e o zagueiro Achraf Dari, na pequena área, deixou tudo igual. Pouco antes do intervalo, aos 41, o atacante Mislav Orsic recebeu pela esquerda e bateu colocado, encobrindo o goleiro Yassine Bounou, marcando um golaço.

No segundo tempo, as equipes sentiram o desgaste da sequência de partidas decisivas e o jogo caiu de ritmo. Os Leões do Atlas, como são conhecidos os marroquinos, tiveram duas chances claras de empatar, ambas com o atacante Youssef En-Nesyri, mas uma foi salva pelo goleiro Dominik Livakovic e a outra, nos acréscimos, foi por cima.

Festa da torcida croata, que viu a despedida de Luka Modric das Copas. Aos 37 anos, o meia do Real Madrid (Espanha) já tinha anunciado que o Mundial de 2022, o quarto da carreira, seria o último. E se não brilhou como fez há quatro anos, quando foi eleito o craque da competição, o camisa 10 teve seus momentos no Catar, como nas quartas de final, quando liderou os axadrezados contra o Brasil.

Neste domingo (18), será a vez dos algozes de Croácia e Marrocos decidirem o mais novo tricampeão mundial de futebol. De um lado, a Argentina. Do outro, a França, atual campeã. A bola rola às 12h (horário de Brasília), no Estádio de Lusail. Você acompanha o tempo real da partida no site da Agência Brasil.

Edição: Rádio Nacional/ Renata Batista

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo