Os 1.282 gols do Rei do Futebol, Pelé

Publicado em 29/12/2022 - 18:54 Por Lincoln Chaves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O Maracanaço de 1950 adiou que seria o primeiro título mundial do futebol brasileiro. Mas foi o combustível para o então jovem Edson Arantes do Nascimento mudar a história do esporte mais popular do planeta. Oito anos depois, Edson já era Pelé e realizou o sonho do pai Dondinho, ver o Brasil campeão do mundo.

A alcunha de rei poderia soar exagerada pra um menino de 17 anos. Questão de tempo. Em 1970, a consagração como protagonista do tricampeonato mundial da seleção. O único a vencer o mais importante torneio do futebol mundial por três vezes como atleta. Foi a coroação de uma aqui na época já brilhava também com a camisa branca do alvinegro da Vila Belmiro.

E se o hino disse "nascer, viver e nos Santos morrer, é um orgulho que nem todos podem ter", Pelé tem lá seu papel nessa história. Chegou ao clube com 15 anos, estreou aos 16, foi bicampeão da América, bi mundial, hexa brasileiro e marcou a maior parte de seus 1.282 gols. O milésimo deles foi vestindo a camisa santista no Maracanã lotado de pênalti contra o Vasco em 1969, como narrou Fiori Gigliotti na Rádio Bandeirantes.

A carreira de Pelé perdurou até 1977 quando levou o futebol para o mais importante centro econômico do mundo, os Estados Unidos. Foi lá que se despediu dos gramados e um amistoso entre seu time, o Cosmos de Nova Iorque e o Santos.

Fora de campo, Pelé foi eleito o atleta do século pelo jornal francês L'Équipe. Foi astro de cinema, ministro do esporte Brasil.

Há quem diga que ele era de outro mundo, mas a vida as vezes é uma zagueira complicada de se enfrentar, até para os extraterrestres. Os problemas de saúde que levaram a ser internado várias vezes nos últimos anos o debilitaram. O último deles, que começou com um tumor de cólon, fez os três corações do mineiro de Edson pararem, mas não os de Pelé. Esse, como diz o filme, é eterno.

 

Edição: Radiojornalismo - GT Passos

Últimas notícias
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo