Pelé: a trajetória de gols, emoções e arte

Publicado em 29/12/2022 - 18:32 Por Bruno Mendes - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, era grande dentro e fora de campo. Nas quatro linhas encantava tanto torcedores santistas como torcedores adversários com belo futebol e gols incríveis. O maior da carreira, sem dúvida, o de número 1.000, marcado no dia 19 de novembro de 1969, na vitória do Peixe sobre o Vasco por 2x1, no Maracanã, como contou o narrador Pedro Luiz da antiga Rádio Nacional de São Paulo.

Logo após o gol mil, Pelé marcou mais um golaço de placa, só que fora dos gramados, na celebração do gol histórico, o camisa 10 do Santos fez um apelo emocionado pela proteção da infância.

No dia 1º de outubro de 1977, Pelé se despediu do futebol, mais de 75 mil espectadores lotaram o estádio para ver a vitória do New York Cosmos por 2 a 1 sobre o Santos em jogo amistoso. O discurso do rei do futebol mais uma vez foi emblemático, em inglês, pediu amor ao mundo.

O rei do futebol nos deixa, mas seus gols, suas marcas e seus pedidos jamais serão esquecidos por torcedores de todo o mundo.

Edição: Radiojornalismo - GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo