Zico completa 70 anos nesta sexta-feira, 3 de março de 2023

Publicado em 03/03/2023 - 14:26 Por Rafael Monteiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Três de março de 1953, data em que nasceu um dos maiores nomes do futebol. Hoje, a rádio Nacional coloca no ar uma entrevista com o Galinho de Quintino. No dia em que comemora aniversário, Arthur Antunes Coimbra, o Zico, fala sobre completar 70 anos de idade.

O maior ídolo da história do Clube de Regatas do Flamengo relembra o gol mais importante marcado fora das quatro linhas. Zico também destaca os sete momentos mais importantes defendendo o clube carioca, no qual conquistou sete vezes o Campeonato Carioca, quatro Campeonatos Brasileiros, uma Libertadores e um Mundial de Clubes e comenta sobre a decisão dos pais de colocar o nome do filho de Arthur.

Apesar de agradecer o carinho da torcida rubro-negra, o craque não se sente confortável com a brincadeira dos rubro-negros quando dizem que comemoram o Natal em duas datas: 25 de dezembro e 3 de março.

Em dia de comemoração, personalidades do futebol prestam homenagem. É o caso de Tostão, campeão da Copa do Mundo de 70. Tita, companheiro de Zico no Flamengo, também demonstrou carinho pelo Galinho. Outro que também foi companheiro dele foi Lico, que o considera seu grande ídolo. Falcão, que jogou na histórica seleção brasileira na Copa de 82, recorda a amizade criada entre os dois. Zé Mário, que jogou junto com ele e que também é padrinho do ex-atleta, faz uma declaração de amor.

Para o comentarista Waldir Luiz diz que Zico não é apenas ídolo de um clube, mas sim do Brasil. Não foi apenas o mundo do futebol que demonstrou afeto a Zico. O maior nome do basquete brasileiro, Oscar Schmidt, também apareceu para dar os parabéns. No vôlei, a medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996) e Sydney (2000), Virna, explica que o número 10 que ela utilizou enquanto jogava era em homenagem ao craque.

Para encerrarmos essa homenagem ao Galinho de Quintino, o Comentarista que “Não Esconde o Jogo”, Mário Silva, que acompanhou a carreira do ex-atleta, relembra um dos 804 gols marcados na carreira, divididos em três clubes: Flamengo Udinese e Kashima Antlers.

Edição: Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo