Ninho do Urubu ou arapuca mortal? Reportagem traz detalhes da tragédia

Juiz do caso classificou dormitórios em contêiner como arapuca mortal

Publicado em 08/02/2024 - 16:24 Por Rodrigo Ricardo*, repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Por dois anos, a jornalista Daniela Arbex investigou os detalhes de uma tragédia que começou às 5h16 do dia oito de fevereiro de 2019: um incêndio fatal no Centro de Treinamento do Flamengo, na Zona Oeste do Rio, também conhecido como Ninho do Urubu.

Sobre o assunto, Arbex escreveu o livro "Longe do Ninho". Nele, a escritora pontua o comportamento da torcida flamenguista diante da morte de dez jovens com idades entre 14 e 16 anos.

Museu sem menção à tragédia

Outros personagens conhecidos da região também comentaram o caso. O artista Airá Crespo, por exemplo, lamenta a postura da diretoria do Clube da Gávea. 

Já o integrante do coletivo Flamengo Antifascista e do Democracia Rubro-negra, Carlos Motta, critica os dirigentes flamenguistas.

Ele reivindica que oito de fevereiro seja marcado como o Dia da Memória, como fez o Liverpool da Inglaterra, após uma tragédia que matou 96 torcedores.

Em agosto de 2023, o Flamengo inaugurou um museu, mas não há nenhuma menção ao capítulo mais triste dos 128 anos do clube.

Desdobramentos do caso

Arbex concluí que uma série de omissões contribuíram para a tragédia, mas lembra que desde 2012 o Flamengo era fiscalizado pelo Ministério Público, inclusive se negando a realizar um Termo de Ajuste de Conduta.

O juiz do caso classificou o contêiner onde dormiam os meninos de Arapuca Mortal e que o curto-circuito no ar-condicionado, que originou o incêndio foi apenas a ponta do iceberg. 

O Flamengo não quis dar qualquer depoimento a Daniela Arbex para o livro. O clube fez acordos financeiros com as famílias, menos com os parentes de Christian Esmério, que era goleiro e tinha quinze anos.

Os advogados do Flamengo alegam que a indenização de R$ 9 milhões reivindicada está acima dos valores arbitrados pela Justiça.

Na véspera dos cinco anos da tragédia, o Flamengo não respondeu a questionamentos individuais de repórteres. Preferiu soltar uma nota oficial onde diz que mantém o respeito pelas famílias e que vem prestando assistência a todas elas.

*Sonoplastia, sonorização e produção executiva: Luiz Gustavo Ferreira e Silva

Edição: Rádio Nacional / L Pedrosa

Últimas notícias
Geral

Corpo de indígena é encontrado com sinais de espancamento em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo