História Hoje: Cassius Clay passa a ser chamado Muhammad Ali

Publicado em 06/03/2024 - 06:00 Por História Hoje - Brasília

“Se Deus está comigo, ninguém pode estar contra mim. Eu abalei o mundo! Eu conheço Deus. Eu conheço o verdadeiro Deus.” Essa foi a declaração do lutador de boxe norte-americano Cassius Clay, aos 22 anos, quando conquistou o título de peso pesado em fevereiro de 1964. No entanto, um verdadeiro abalo seria causado na imprensa nos dias seguintes à vitória. O jovem pugilista anunciou que havia se convertido ao Islã e, em uma coletiva em 6 de março, informou que havia adotado um novo nome: Muhammad Ali.

Antes mesmo de entrar no ringue para disputar o título de peso pesado contra Sonny Liston, o pugilista já tinha a nova religião, mas não falou nada por medo de ser impedido de lutar. Só revelou a conversão dias depois e passou a ser chamado de Cassius X pela imprensa.

Em entrevista à NBC, o lutador explicou a mudança de nome: “Clay era o nome de um homem branco. Era um nome de escravo. Eu não sou mais Clay. Não sou mais escravo. Então, agora sou Muhammad Ali.”

O processo de conversão ao Islã começou três anos antes. Em segredo, o lutador participou de reuniões com o Honorável Elijah Muhammad e Malcolm X.

Muhammad Ali encontrou resistência da imprensa e dos adversários que o chamavam pelo nome de registro. O boxeador insistiu que se referissem a ele por sua nova identidade.

Mais de duas décadas depois, declarou em sua biografia que se tivesse mudado o nome de Cassius Clay para um outro nome mais americano, ninguém teria reclamado. E, disse ainda, que ficou honrado por Elijah Muhammad ter dado a ele um nome verdadeiramente lindo. Que “'Muhammad' significa alguém digno de louvor. E 'Ali' era o nome de um grande general”.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Jailton Sodré
Apresentação: Oussama El Ghaouri
Publicação web: Patrícia Serrão

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo