Portadores de hepatite fazem manifestação em Brasília

Publicado em 04/12/2014 - 15:42 Por Sayonara Moreno - Brasília

Dezenas de portadores de Hepatite C fizeram um ato em frente ao Departamento de DST AIDS e Hepatites Virais, em Brasília, nesta quinta-feira (4).

 

Os manifestantes abriram uma bandeira de 250 metros  de comprimento, assinada por infectados pela doença e apoiadores da causa, de todo o Brasil, para pressionar a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a aprovar o registro de três novos medicamentos para Hepatite C.

 

A exigência é de que os remédios Sofosbuvir, Simprevir e Declatasvir sejam distribuídos de graça pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a Hepato, o Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de Hepatite, se esses remédios forem liberados, os pacientes terão um custo de 60% menor ao que eles gastam atualmente, no tratamento da Hepatite C.  Segundo o Ministério da Saúde, o prazo para os medicamentos serem vendidos no Brasil é até março do ano que vem.

 

O tratamento que já existe no Brasil consegue curar 60% dos pacientes, e esses novos medicamentos podem curar até 90% dos infectados. A advogada Maria Lurdes, é portadora da Hepatite C e diz que a aprovação do novo tratamento vai diminuir os efeitos colaterais nos pacientes.

 

As pessoas que não reagem bem ao medicamento precisam se submeter a um transplante de fígado. Com a aprovação das novas substâncias, o número de transplantes pode diminuir pela metade. Atualmente, no Brasil, são feitas 1.500 cirurgias como essa, por ano.

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo