Projeto estimula produção de alimentos em aldeias Tembé

Publicado em 27/01/2015 - 10:01 Por Ariane Póvoa - Brasília

Equipe da Emater – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará – vai elaborar um diagnóstico em cinco das treze aldeias da etnia Tembé, no município de Santa Luzia do Pará.

 

O objetivo é ampliar a infraestrutura de produção de alimentos e a qualidade de vida dos indígenas.


A empresa também tem mantido contato com os índios Tembé para discutir o acesso ao Programa Minha Casa Minha Vida. Este ano, os indígenas passam a ter acesso ao incentivo habitacional, mas precisam da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que é fornecida pela Emater. Só no final do ano passado, o órgão emitiu cerca de cem declarações.


Segundo a Agência Pará de Notícias, a Emater vai acompanhar o processo de construção das residências para os Tembé e vai apoiá-los com um projeto de piscicultura.


Eles vão ser capacitados no processo de produção de peixe, que inclui a construção dos tanques, a alimentação, o manejo e o processamento do pescado.


O sistema vai ser desenvolvido em gaiolas, o que, segundo a Emater, é mais apropriado para as aldeias. O potencial hídrico existente nas terras será aproveitado.

 

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo