Câncer mata pelo menos 8 milhões de pessoas por ano

Publicado em 04/02/2015 - 16:08 Por Maíra Heinem - Brasília

“Ao nosso alcance.” Este é o tema da campanha do Instituto Nacional do Câncer para esta quarta-feira (4), Dia Mundial do Câncer. A data é uma oportunidade de debater formas de prevenção e de tratamento, além de disseminar informações sobre uma doença que afeta milhares de pessoas em todo o mundo, a cada ano.

 

A campanha de 2015 é dividida em quatro eixos: escolhas saudáveis, detecção precoce, tratamento para todos e aumento da qualidade de vida. A intenção é mostrar que as soluções para a doença existem e que podem estar ao alcance de todos. A principal delas é lembrar que por meio de escolhas saudáveis é possível prevenir cerca de um terço de todos os casos da doença.

 

Cleusa Dias já teve câncer de mama e há cinco anos é voluntária na Associação MTMamma, no Mato Grosso. A associação dá assistência às pessoas em tratamento de câncer de mama no estado e articula junto aos órgãos públicos a ampliação de tratamentos mais dignos e eficazes. Cleusa afirma que a adoção de práticas saudáveis tem feito a diferença, inclusive, nas pessoas que já foram vítimas da doença.

 

A União Internacional para Controle do Câncer aponta que reduzir os fatores de risco sociais e ambientais e capacitar as pessoas a fazer escolhas saudáveis são componentes essenciais para reduzir as mortes prematuras por doenças crônicas não transmissíveis e o câncer. O compromisso é que o número de mortes por essas doenças caia 25% até 2025.

 

Para o nutricionista da Unidade Técnica de Alimentação, Nutrição e Câncer do Inca, Fábio Gomes, muitas vezes não depende apenas de uma vontade pessoal, para a adoção de novos hábitos, mas também do ambiente em que a pessoa vive e das políticas públicas ofertadas.

 

Além de uma boa alimentação que priorize alimentos orgânicos e não industrializados e da prática de atividades físicas, a campanha do Dia Mundial do Câncer incentiva o abandono do cigarro, a redução do consumo de álcool, a manutenção do peso corporal dentro dos limites adequados e a proteção contra os raios ultravioletas.

 

Dados do Inca apontam que mais de 12 milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas todo ano com câncer. Cerca de 8 milhões morrem. No Brasil, o INCA estima em 580 mil novos casos da doença para 2015. A previsão é que, se medidas efetivas não forem tomadas, haverá 26 milhões de casos novos e 17 milhões de mortes por ano no mundo em 2030.

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo