Há 382 anos, Galileu Galilei era detido pela Inquisição

Publicado em 13/02/2015 - 07:30 Por Apresentação Márcia Dias - Brasília

Nos dias atuais em que a Nasa, a Agência Espacial Norte-Americana, esquadrinha o Universo em busca de vida fora da Terra; e em que autoridades mundiais e grande parte da população admitem a possibilidade de vida em outros planetas, é bom relembrar Galileu Galilei.

 

 

Há trezentos e oitenta e dois anos, em 13 de fevereiro de 1633, o físico matemático, astrônomo e filósofo italiano Galileu Galilei era detido pela Inquisição da Igreja Católica devido as suas conclusões de que a terra girava em torno do sol, de acordo com a sua teoria que ficou conhecida como heliocentrismo.

 

Até então prevalecia a Teoria do Geocentrismo, segundo a qual, o sol girava em torno da Terra.

 

 

Como estudioso que era, Galilei provocou uma grande Revolução Científica. Desenvolveu os primeiros estudos dos chamados movimento uniforme acelerado e do pêndulo.

 

 

Aprimorou o telescópio e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro satélites de Júpiter, os anéis de Saturno e as estrelas da Via Láctea.

 

 

A inquisição queria que o sábio italiano voltasse atrás e desistisse de sua teoria de que o Sol era o centro do nosso sistema solar e não a terra, como acreditava a igreja Católica.

 

 

Galileu se manteve fiel a sua teoria. Foi julgado e condenado e os seus livros proibidos. Ele foi condenado por tempo indeterminado.

 

 

Com o passar dos séculos a Igreja Católica foi revendo a sua posição com relação a Galileu, tendo iniciado em 1992 um processo de revisão dessa condenação.

 

 

O trabalho foi demorado e durou sete anos. E ao final, em 1999, a Igreja Católica decidiu absolver Galileu do que três séculos antes havia sido considerada uma heresia.

 

 

Galileu que também propôs uma nova metodologia científica é considerado o pai da ciência moderna.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo