Projeto incentiva jovens a propor e monitorar políticas públicas

Publicado em 30/03/2015 - 02:56 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

No bojo das comemoração pelo aniversário do Rio de Janeiro, a organização Agência de Redes para Juventude lançou o projeto 450 jovens, 450 rios com o objetivo de estimular a juventude da cidade a propor e acompanhar políticas públicas que a beneficie.

 

De acordo com a coordenadora de produção da Agência, Veruska Delfino, o projeto vai começar com 45 jovens que atuam em pontos de cultura espalhados pela cidade.

 

Fernando Coock, que mora na comunidade do Fumacê, na zona oeste da cidade e entrega o grupo musical Descolados, diz que espera poder contribuir para a expansão das atividades culturais produzidas por jovens das favelas.

 

O secretário nacional de Juventude, Gabriel Medina, participou do evento de lançamento do projeto e disse que o entusiasmo dos jovens com iniciativas como esta mostra como eles anseiam por novas formas de participação política.

 

Por conta dessa crise de representatividade, a própria secretaria vem pensando em oferecer novas ferramentas e deve utilizar a internet, por exemplo, no processo de construção da conferência nacional de juventude, que vai ser realizada este ano.

 

Os 45 jovens que vão participar do projeto vão receber uma formação sobre política e direitos oferecida pela própria agência e depois terão a missão de recrutar outros 45 e assim por diante até chegar ao número de 450 envolvidos. De acordo com Veruska Delfino, a expectativa é que a primeira leva deles tenha concluído o período de formação no mês de setembro.

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo