Justiça do DF determina devolução de animais a circo

Publicado em 07/04/2015 - 15:22 Por Katiana Rabêlo - Brasília

A população já começou a se mobilizar contra a devolução de animais ao Le Cirque. Em redes sociais, há várias manifestações para que os bichos permaneçam no zoológico de Brasília.


Uma decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal determinou que um elefante, um rinoceronte, uma lhama e um hipopótamo, que vivem no zoo, sejam entregues aos proprietários do circo. Os bichos estão em Brasília desde 2008, depois do Ibama constatar maus-tratos.


O diretor adjunto do zoológico, João Suender Moreira, diz que é difícil comparar a qualidade de vida que os bichos têm hoje no zoológico com a situação em que viviam no circo. O diretor destaca o caso de Chocolate, o elefante.

 

Sonora

 

O advogado do Le Cirque, Luiz Fernando Siqueira, informou que a retirada dos animais do zoológico vai ser feita de forma cuidadosa e ainda não há data marcada. Ele também explicou que os bichos não devem mais ser usados em apresentações do circo. Segundo o advogado, os proprietários disseram que os animais viverão em um santuário do sul do País.

 

Simone Lima, presidente da ProAnima, associação protetora de animais, lamenta a decisão da justiça. Ela duvida que, agora, os donos do circo vão cuidar bem dos bichos.

 

Sonora

 

A decisão do Tribunal de Justiça sobre a devolução dos animais foi em segunda instância. Mas o Ministério Público do DF informou que está analisando o caso para decidir se vai recorrer ao STJ, Superior Tribunal do Justiça, para tentar manter os bichos no zoo.


A decisão também afeta alguns animais do Le Cirque que vivem em outros zoológicos do País. Em 2011, os donos do circo foram absolvidos criminalmente. O Ministério Público recorreu, mas o STJ ainda não julgou.

 

(áudio atualizado em 08/04/15 às 08h10 para correção de informação. A matéria anterior informava que o Ministério Público havia recorrido da decisão de devolver os animais ao circo. Na verdade, o pedido ainda não foi realizado.)

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo