Indígenas protestam em Palmas contra aprovação da PEC 215

Publicado em 28/10/2015 - 22:42 Por Lucas Pordeus Leon - Palmas

Durante a prova de corrida de 100 metros dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, em Palmas, no Tocantins, manifestantes ocuparam a Arena principal. O protesto foi contra a PEC 215. Os jogos que ocorreriam depois foram cancelados.

 

Cerca de 100 pessoas, a maioria, indígenas, entraram na Arena contra a PEC 215, que foi aprovada em comissão especial na Câmara dos Deputados. Indígenas que competiam e parte da plateia aderiram ao protesto, que terminou com cerca de 200 pessoas. A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, que é do Tocantins, também virou alvo da manifestação.

 

O líder Jeremias Xavante, do Mato Grosso, conclamou os indígenas a irem a Brasília contra a PEC 215.

 

Depois, Narúbia Werreria, da etnia karajá, do Tocantins, defendeu que a PEC é inconstitucional e retira direitos indígenas.

 

A Proposta de Emenda a Constituição 215 transfere do Executivo para o Congresso Nacional a última palavra das demarcações de terras indígenas. Para os indígenas, a maioria do Congresso é ruralista ou ligada ao agronegócio, o que na prática, segundo eles, inviabilizaria as demarcações no Brasil.

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo