Iniciativa dobra produção de peixe e aumenta em 1.566% a de leite

Publicado em 04/10/2015 - 17:25 Por Liliane Farias - Brasília (DF)

Novas tecnologias estão sendo desenvolvidas em Rondônia para diminuir o custo de produção do pirarucu e também para atrair os investidores para etapa de processamento do peixe.

 

De acordo com o governo do estado, em um dos projetos, o Piraleite, a criação do pirarucu é associada à produção de gado leiteiro. A água e os resíduos da ração dos peixes são usados para irrigar o pasto. Os resultados são lucrativos. A produção de peixe dobrou por tanque e a de leite passou de seis litros por dia por hectare para 100 litros.

 

Em um outro projeto que visa diminuir os custos na piscicultura, os pesquisadores usam uma espécie de armadilha com diferentes tipos de peixes. Os filhotes de pirarucus são colocados em tanque grande com outras espécies de peixes filhotes. Quando a ração é jogada nos tanques, os peixes de outras espécies são devorados pelos pirarucus.

 

Com o método, os pirarucus que consumiam 16 quilos de ração em um mês, passam a consumir apenas cinco quilos, ou seja, o custo com alimentação do criatório cai 70%.

 

O pirarucu é um peixe muito consumido na Amazônia. É considerado um dos maiores peixes de água doce do mundo e pode atingir três metros e pesar até 200 quilos. O pirarucu é uma espécie nativa e encontrada nos rios da bacia amazônica.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo