Mato Grosso registrou mais de 22 mil casos de dengue de janeiro a setembro

Publicado em 12/10/2015 - 12:15 Por Michelle Moreira - Brasília (DF)

Cresceu o número de casos de dengue no estado do Mato Grosso. Dos 141 municípios mato-grossenses, 75 apresentam neste ano alta incidência da doença. No Estado, a ocorrência é de 692 casos por 100 mil habitantes.

 

Segundo o boletim epidemiológico da doença, emitido pela Secretaria estadual de Saúde, foram mais de 22,3 mil casos notificados de dengue de janeiro a setembro deste ano - um aumento de 121% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando teve  pouco mais de 10 mil notificações.

 

Sinop continua como o município com maior número de registros, com pouco mais de três mil casos. A capital também aparece com número expressivo. Até agora foram 2.294 casos.

 

Foram confirmadas seis mortes por dengue no estado. Outras cinco aguardam a confirmação de resultado.

 

Além da dengue, o mosquito Aedes Aegypti também transmite o zika vírus e a febre chikungunya.

 

Neste ano, já são cinco casos de zika vírus registrados em Mato Grosso. Já a febre chikungunya não tem notificações. Apenas um caso importado no município de Cuiabá.

 

Os sintomas da dengue, febre chikungunya e zika vírus são parecidos. A primeira manifestação é a febre alta, acompanhada de dores articulares e musculares, dores de cabeça, fadiga e manchas avermelhadas na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns.

 

Caso apresente os sintomas das doenças, a pessoa deve procurar imediatamente os serviços de saúde e evitar o uso de medicamentos sem prescrição médica.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo