Ministério vai acompanhar produção experimental de pílula contra câncer

Publicado em 30/10/2015 - 15:48 Por Victor Ribeiro - Brasília

Um grupo de trabalho instalado nesta sexta-feira (30) pode acelerar o desenvolvimento clínico da fosfoetanolamina, a pílula do câncer.

 

Uma portaria do Ministério da Saúde institui uma equipe para acompanhar o processo, desde a caracterização da molécula até a produção de lotes experimentais do medicamento. Em 60 dias, eles vão apresentar o plano de trabalho. O objetivo é seguir todo o protocolo oficial, para fornecer a pílula de forma segura.

 

No começo do mês, o Supremo Tribunal Federal concedeu liminar que garantiu o acesso ao medicamento a uma paciente em estágio terminal. O médico dela receitou a fosfoetanolamina, mas o acesso foi negado porque a pílula do câncer ainda não tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

 

A fosfoetanolamina é desenvolvida por pesquisadores da Universidade de São Paulo e causou polêmica após ser apontada como revolucionária no tratamento de câncer, mas ainda faltam estudos clínicos para comprovar os benefícios e os efeitos colaterais.

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo