Brasil registra 1.248 casos suspeitos de microcefalia

Publicado em 30/11/2015 - 12:54 Por Danyele Soares - Brasília

Cresceu o número de casos suspeitos de microcefalia no país. De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde, foram registrados 1.248 casos suspeitos da doença. Os dados foram notificados até a última sexta-feira (27). No boletim anterior, eram cerca de 730 notificações.

 

Entre os casos, foram registradas 7 mortes, sendo que em uma os pesquisadores encontraram resultado positivo para zika vírus. As outras seis mortes estão em investigação. A doença é uma malformação em que os bebês nascem com o crânio menor que o normal, o que gera problemas neurológicos e motores.

 

No sábado (28), o Ministério da Saúde confirmou a relação do zika vírus com a microcefalia. Por isso, segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Antônio Nardi, o país tem que se unir para combater o mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus.

 

E o diretor de vigilância de doenças transmissíveis do ministério, Cláudio Maierovitch, faz um apelo aos brasileiros para que verifiquem suas residências e eliminem possíveis criadouros do Aedes aegypti. 

 

Os mais de 1.200 casos suspeitos foram registrados em cerca de 300 cidades de 14 unidades da federação. Pernambuco é o estado com o maior número de casos: são cerca de 640.

 

Em seguida, aparecem, nessa ordem, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Bahia, Piauí, Ceará, Rio de Janeiro, Tocantins, Maranhão, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

 

Leia mais na Agência Brasil

 

*Post alterado às 14h25 para inclusão de matéria com sonoras

 

 

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo