Nordeste tem cinco vezes mais | casos de microcefalia que em 2014

Publicado em 24/11/2015 - 17:36 Por Sayonara Moreno - Brasília

Oito estados da região Nordeste estão com 739 casos de suspeita de microcefalia em recém-nascidos, desde o início do ano: cinco vezes mais que o ano passado, quando foram registrados 147 em todo o país.

 

Os números atualizados foram divulgado nesta terça-feira (24), pelo Ministério da Saúde que aponta um surto epidêmico na região. Segundo os dados, Pernambuco lidera a lista, com 487 casos, seguido da Paraíba, com 96. Sergipe, Rio Grande do Norte, Piauí, Alagoas, Ceará e Bahia também têm suspeitas de microcefalia. Fora da região, um caso foi registrado em Goiás, na capital Goiânia.

 

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Castro, especialistas já confirmam que existe mais de 90% de chaces de o zika vírus estar diretamente relacionado à epidemia, no Nordeste, mas o Ministério ainda não pode afirmar.

 

A relação com o zika vírus e o aumento de casos de microcefalia fizeram com que o Ministério da Saúde lançasse, nesta terça-feira (24), a campanha de combate ao Aedes aegypti, o mosquito da dengue, que também transmite chikungunya e o zika vírus. O ministro disse que o governo precisa do apoio da população.

 

A campanha, com o slogan “Sábado da faxina, não dê folga para o mosquito da dengue”, tem o objetivo de incentivar a população a combater a doença semanalmente, por meio de peças publicitárias para TV, rádio, internet, jornais e revistas.

 

De acordo com o Lira, o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, 199 municípios brasileiros estão em situação de risco de surto de dengue, chikungunya e zika, entre as quase duas mil cidades que participaram do levantamento. Rio Branco, capital do Acre é a única capital em situação de risco.

 

Até 14 de novembro, 1,5 milhão de casos de dengue foram registrados em todo o país, um aumento de 176% em relação ao ano passado. Este ano, 811 pessoas já morreram da doença: 79% mais mortes que 2014.

 

Em relação à chikungunya, mais de 17 mil casos foram notificados e quase 7 mil deles já estão confirmados em todo o Brasil. Para o zika vírus, 18 estados brasileiros já confirmaram casos. A maioria no Norte e no Nordeste.

 

Segundo o Ministério da Saúde, o governo federal já repassou mais de R$1 bilhão para estados e municípios atuarem no combate ao mosquito da dengue.

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo