Subprocuradora vê negligência no rompimento de barragem

Publicado em 04/12/2015 - 18:51 Por Maiana Diniz com colaboração de Manoel Ventura - Brasília

A coordenadora da Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do Ministério Público Federal, Sandra Cureau, falou à Agência Brasil sobre algumas conclusões preliminares em torno das causas do rompimento da barragem de rejeitos de mineração da Samarco, em Mariana (MG).

 

De acordo com Sandra, que é subprocuradora-geral da República, embora as investigações ainda estejam em curso, a catástrofe evidencia que houve negligência e omissão por parte da empresa controlada pela Vale e pela BHP Bilinton.

 

Entre as consequências, do desastre, ocorrido em 5 de novembro, está a destruição do Distrito de Bento Rodrigues, com saldo de mais de 600 desabrigados, 11 mortes e oito desaparecidos. Ao chegar no Rio Doce, a lama afetou o fornecimento de água em várias cidades e matou toneladas de peixes.

 

Sandra destaca que faltou controle técnico da capacidade da barragem em suportar o volume de rejeitos. Além disso, a Samarco não tinha um plano para alertar a população. Ela cita ainda que uma das maiores provas dessa negligência é que a empresa sequer sabia exatamente o que estava acontecendo e chegou a noticiar que duas barragens tinham rompido, quando, na verdade foi só a de Fundão.

 

Na avaliação da subprocuradora, o Brasil tem boas leis, mas um grande problema em relação a meio ambiente é ter quem fiscalize o cumprimento das normas.

 

Leia mais na Agência Brasil

Subprocuradora diz que houve negligência e omissão da Samarco em Mariana

Últimas notícias
Geral

Corpo de indígena é encontrado com sinais de espancamento em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo