Mato Grosso tem 177 casos suspeitos de microcefalia

Publicado em 04/03/2016 - 18:46 Por Liliane Farias - Brasília

Subiu para 177 o número de casos suspeitos de microcefalia em 28 municípios do Mato Grosso.  A maioria dos registros é no interior do estado. Rondonópolis com 77 e Cáceres com 48 casos.

 

A Secretaria de Saúde do Estado apura a morte de quatro bebês em decorrência da microcefalia. O órgão anunciou mudança na notificação do vírus Zika. Antes, a doença era monitorada por meio do sistema de vigilância Sentinela.

 

A partir de agora, médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde têm até 24 horas para comunicar todos os casos suspeitos de Zika.

 

O governo do Mato Grosso vai repassar R$ 20 milhões aos 144 municípios do estado para combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

 

O Plano Emergencial de Enfrentamento ao mosquito Aaedes aegypti no estado prevê a eliminação de focos em seis meses.

 

Além disso, o governo está reestruturando a assistência aos pacientes com microcefalia. Os profissionais de saúde estão sendo capacitados para diagnosticar a doença e evitar óbitos.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo