Viva Maria: Zika transforma gravidez e maternidade em angústia

Publicado em 16/03/2016 - 07:37 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Nosso Viva Maria com Saúde vai a Campina Grande, na Paraíba, conversar com a professora da Universidade de Brasília Débora Diniz, que é pesquisadora da Anis .

 

A cidade é hoje referência em assistência e pesquisa sobre o vírus Zika no Nordeste. Primeiros estudos que relacionaram a microcefalia ao Zika foram realizados em Campina Grande.

 

Débora Diniz alerta que a microcefalia é apenas um dos problemas neurológicos que o vírus pode causar. De acordo com ela, trata-se de uma nova epidemia que a ciência ainda não teve tempo de tirar conclusões.

 

Mulheres em pré-natal vivem a angústia da possibilidade de o Zika ter afetado os bebês. Para quem já teve um filho com o diagnóstico, a solidão faz parte do cotidiano e as necessidades são gigantescas. 

 

A professora da UnB ressalta a necessidade de se discutir os direitos reprodutivos das mulheres em tempos de epidemia e pede que a sociedade não permita que a crise política silencie uma situação de emergência na vida das mulheres.

 

Apoio: ONU Mulheres, Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo