Carreira de Cauby Peixoto decolou na Rádio Nacional em 1951

Publicado em 16/05/2016 - 23:00 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Sempre que deixava o histórico Edifício A Noite, onde então funcionava a Rádio Nacional, Cauby Peixoto era cercado por fãs, que puxavam suas roupas e acessórios, tentando conseguir alguma lembrança do ídolo. O apresentador da rádio, Gerdau dos Santos, se lembra bem do frisson que o cantor causava e afirma que além de contar com um talento natural, Cauby se esmerava para sempre fazer a melhor performance.

 

Apesar de ter gravado seu primeiro disco, em 1951, foi ao se tornar cantor da Rádio Nacional, que sua fama se espalhou por todo o país, alcançando o ápice após o lançamento da música Conceição, em 1956. Gerdau lembra ainda do período em que se passou por Cauby Peixoto. A Rádio Nacional recebia inúmeras cartas com pedidos de fotos e autógrafos e enviava uma gravação de Cauby com resposta contendo uma canção e um recado para as fãs, mas esse não era gravado pelo cantor.

 

Sessenta anos de carreira depois, Cauby ainda colecionava fãs dedicadas e ainda cantava. Para o pesquisador da música popular brasileira Ricardo Cravo Albin, nesse domingo (15) morreu a última cigarra do nosso cancioneiro popular.

 

Após iniciar uma turnê ao lado da cantora Ângela Maria para comemorar a longa carreira de ambos, Cauby participou no início deste mês do programa Sem Censura da TV Brasil capitaneado pela jornalista Leda Nagle. Ao longo de uma hora falou pouco, mas não deixou de dar uma palhinha do seu maior sucesso.

 

Aos 85 anos, Cauby Peixoto morreu na noite desse domingo (15), no hospital Sancta Maggiore, em São Paulo. Ele estava internado há seis dias para tratar de uma pneumonia. O corpo do canto foi velado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e depois levado ao cemitério Congonhas, que fica no Jardim Marajoara.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo