Série "Dando um Basta no Zika" orienta sobre o vírus

Publicado em 31/05/2016 - 12:00 Por Roteiro e sonoplastia: Artemisa Azevedo - Brasília, DF

A série Dando Um Basta no Zika  tem 11 pequenas histórias, com média de 2 a 3 minutos.  São histórias rápidas e objetivas, onde cada um dos temas é discutido separadamente.

 

Cada história fala sobre sintomas, prevenção, cuidados, microcefalia, Aedes aegypit e dúvidas mais comuns sobre o Zika vírus. 

 

São histórias independentes, sem sequência, que podem ser usadas aleatoriamente. O episódio de estreia é Operação Mata Larvas.

 

Confira abaixo as sinopses de todos os episódios. A produção é da Rádio Nacional da Amazônia.

 

1- OPERAÇÃO MATA LARVAS - Um menino ensina à sua mãe como eliminar o mosquito da dengue e suas larvas. Coisa que ele aprendeu na escola.

 

2- LIDANDO COM A MICROCEFALIA - Médico explica à mãe que seu filho tem microcefalia e que esta doença nem sempre é ligada ao  Zika vírus.

 

3-TESTE RÁPIDO – Uma farmacêutica, indagada por um cliente, explica o que é o teste rápido. 

 

4-CONHECENDO O MOSQUITO - Uma professora  explica para seus alunos tudo sobre o Aedes aegypit.

 

5- REPELENTES - Um rapaz conta para uma amiga que está preocupado com o Zika, porque sua esposa pretende engravidar. Ela lhe explica tudo sobre o uso de repelentes.

 

6- LUTA COMEÇA EM CASA - Uma mulher recebe a visita de sua irmã e o cunhado que lhe explicam como evitar o mosquito Aedes aegypit dentro de casa e como eliminar as larvas.

 

7- COMUNIDADE CONTRA O ZIKA – Mãe e filha, preocupadas com os focos de mosquitos na sua rua, convocam a vizinhança para uma limpeza na comunidade.

 

8-JUNTOS NA CAMINHADA - Um médico explica para um casal qual o tratamento adequado para que seu filho com microcefalia possa ser tratado e tenha possibilidades de uma vida melhor.

 

9- PRÉ-NATAL - Médica explica à sua paciente grávida a importância do pré-natal, especialmente neste período em que doenças causadas pelo Zika vírus estão assustando a população.

 

10-DIGA NÃO À AUTOMEDICAÇÃO - Esposa, percebendo que marido quer se automedicar sem procurar um médico, insiste e o acompanha para orientação  sobre o Zika vírus.

 

11-SINTOMAS DO ZIKA - Criança fica assustada com brincadeira de coleguinha sobre o Zika vírus e procura orientação do professor.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo