Dossiê aponta média de 12 estupros por dia no Rio em 2015

Publicado em 17/06/2016 - 19:46 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A cada duas horas, uma mulher sofreu um estupro ou uma tentativa de estupro no estado do Rio de Janeiro em 2015. E quase metade dessas vítimas tinha menos de 14 anos. Os dados fazem parte da edição 2016 do Dossiê Mulher, uma compilação elaborada pelo Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro com os dados sobre diversas formas de violência contra as mulheres. Elas foram 85% das vítimas de crimes sexuais notificados no estado, mas a coordenadora da pesquisa, major Claudia Morais, estima uma grande subnotificação, que tem sido vencida pouco a pouco pela mobilização feminina.

 

O dossiê também traz informações sobre a violência doméstica e aponta quase 50 mil denúncias de lesão corporal dolosa praticada em dois terços dos casos por companheiros ou ex-companheiros. De acordo com a diretora da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher, Márcia Noeli, a Polícia Civil está implementando um novo protocolo de atendimento às vítimas para que elas se sintam mais acolhidas e encorajadas a denunciar. Mas ela defende mudanças na legislação para que as próprias delegacias de atendimento à mulher possam emitir medidas protetivas para mulheres em situação de grave ameaça.

 

Esta edição do Dossiê Mulher compilou também pela primeira vez dados de assédio sexual sofrido em ambiente privado ou público. De acordo com o ISP, isso se deve às grandes campanhas que mobilizaram a internet nos últimos meses em que milhares de mulheres denunciaram violências sofridas. Essa avalanche, no entanto, ainda não se reflete em notificações, já que apenas dois casos por dia foram denunciados. A coordenadora das promotorias de Justiça de Violência Contra a Mulher, Lúcia Iloisio, admite que a rede de proteção do estado precisa ser expandida, mas acredita também que a diminuição dos casos depende de uma mudança cultural.

 

O estudo mostra ainda que 360 mulheres foram vítimas de homicídio doloso e, apesar do autor não ser apontado na maioria dos boletins de ocorrência, em 16% dos casos já foi possível dizer que o assassinato se deu em um contexto de violência doméstica ou familiar. Os registros informam ainda que 35% delas morreram em suas próprias residências.

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: há 40 anos morria Leny Eversong

Uma das grandes intérpretes da Era de Ouro do Rádio, Leny Eversong morreu no dia 29 de abril de 1984, em consequência da diabetes, na capital paulista.

Baixar arquivo
Geral

Corpo de indígena é encontrado com sinais de espancamento em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo