Hidrelétricas podem voltar a pagar taxa de uso de águas ao Pará

Publicado em 22/06/2016 - 10:09 Por Maíra Heinen - Brasília

O estado do Pará pode voltar a cobrar de empreendimentos hidrelétricos a Taxa de Fiscalização de Recursos Hídricos (TRFH).


A cobrança tinha sido suspensa, por liminar, em favor da Eletronorte que contestou a legalidade da taxa para uso das águas do Rio Tocantins na produção de energia em Tucuruí.


A Procuradoria do Estado alegou que o não pagamento da tarifa geraria um passivo milionário ao Pará. A Eletronorte pode recorrer da decisão mas, enquanto isso, os valores devem ser pagos pela empresa.


Para o governo paraense, o mecanismo tributário é importante para a fiscalização num cenário de desenvolvimento econômico que muitas vezes não respeita aspectos sociais e ambientais.


Até o fechamento desta edição a Eletronorte não respondeu aos pedidos de informação sobre a cobrança da TFRH.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo