PF prende 14 suspeitos de desvio milionário em projetos da Lei Rouanet

Publicado em 28/06/2016 - 17:45 Por Cátia Rodrigues - São Paulo

Quatorze pessoas foram presas nesta terça-feira (28) pela Polícia Federal acusadas de envolvimento em esquema de desvios de recursos provenientes de projetos culturais aprovados pelo Ministério da Cultura com o benefício fiscal da Lei Rouanet.

 

Foram 13 pessoas presas em São Paulo e uma no Rio de Janeiro. Os mandados são de prisão temporária, que têm duração de cinco dias, e foram expedidos pela Terceira Vara Federal Criminal em São Paulo.

 

A operação, chamada Boca Livre, foi comandada pela Polícia Federal de São Paulo, em conjunto com a Controladoria Geral da União, atual Ministério da Transparência, e o Ministério Público Federal.

 

Segundo as investigações, as fraudes foram conduzidas por um grupo de empresas de produtores culturais de São Paulo desde 2001, junto com empresas patrocinadoras. Foram apurados superfaturamento, projetos duplicados e notas fiscais de serviços e produtos fictícios, entre outros ilícitos.

 

Mais de dez empresas estão envolvidas no desvio de cerca de R$ 180 milhões e são mais de 250 projetos culturais que apresentam alguma irregularidade.

 

Ainda de acordo com as investigações, os recursos obtidos por meio da Lei Rouanet foram utilizados para realização de festas particulares, eventos das empresas patrocinadoras e até para uma festa de casamento, como explica a procuradora da República, Karen Kahn.

 

O delegado Rodrigo de Campos Costa, que atua no combate ao crime organizado na Polícia Federal de São Paulo, afirmou que as investigações apontam que houve falha de fiscalização do Ministério da Cultura em relação aos projetos culturais investigados.

 

A Operação Boca Livre foi realizada em São Paulo, Rio de Janeiro e também no Distrito Federal. Além dos 14 mandados de prisão temporária, foram expedidos 37 mandados de busca e apreensão em empresas com indícios de envolvimento no esquema. A sede do Ministério da Cultura, em Brasília, foi outro alvo de busca e apreensão de materiais e documentos.

 

Por meio de nota, o Ministério da Cultura informou que as investigações têm apoio integral do órgão.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo