Viva Maria: Pesquisadora da Paraíba estuda mutação do Zika no Brasil

Publicado em 24/06/2016 - 09:19 Por Apresentação Mara Régia - Brasília, DF

E não é que no Viva Maria também se faz "profecia"? Acredita, não? Pois ouça: há pouco mais de dois meses a feminista Silvia Camurça, da Articulação de Mulheres Brasileiras e membro do coletivo SOS Corpo de Recife (PE), em entrevista ao nosso programa Viva Maria com Saúde, teve oportunidade de fazer um alerta sobre a chegada das epidemias de dengue e zika em todo o território nacional.

 

Agora, verifica-se que os casos suspeitos de microcefalia aumentam  no Sudeste do Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, nas últimas cinco semanas, as notificações da doença ultrapassaram as da Região Nordeste. São 172 bebês que podem ter nascido com a microcefalia no Sudeste e 171 na mesma situação no Nordeste.


De acordo com o Ministério da Saúde, Rio de Janeiro e São Paulo são os estados com maior crescimento de suspeitas de microcefalia. Nas últimas cinco semanas, o Rio de Janeiro teve 46 novos casos e São Paulo, 104. Os números registrados em São Paulo ultrapassam qualquer estado do Nordeste no mesmo período. Pernambuco, por exemplo, informou 52 novas suspeitas.

 

A propósito, a repórter Débora Brito, da TV Brasil, em recente viagem à região graças a uma parceria com a ONU MUlheres, teve oportunidade de conversar com uma especialista em medicina fetal Adriana Melo, que atua no município de Campina Grande, (PB) sobre o que há de novo nas pesquisas sobre o Zika Virus. Ela explica que a agressividade do vírus que circula no país pode estar ligada a mutações genéticas, e lamenta a falta de apoio financeiro às pesquisas na área de saúde.

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo