Acusados de fraudar Lei Rouanet são soltos em SP

Publicado em 12/07/2016 - 11:30 Por Magda Calipo - São Paulo

Três acusados de participação em fraudes que desviaram recursos da Lei Rouanet - Antônio Carlos Belini Amorim, Bruno Vaz Amorim e Felipe Vaz Amorim - foram soltos.

 

Eles deixaram o centro de detenção em São Paulo, no início da noite dessa segunda-feira (11), após cumprir habeas corpus e pagar fiança.

 

O grupo é suspeito de envolvimento no desvio de R$ 180 milhões. Ao todo, 14 pessoas foram detidas por atuarem como produtoras culturais desde 2001 em São Paulo, praticando atos ilícitos.

 

Segundo a Polícia Federal, a ação investiga 13 empresas patrocinadoras que trabalharam com o grupo.

 

Estima-se que mais de 250 projetos tiveram recursos desviados. Um dos proprietários dessas empresas foi preso.

 

A polícia investiga a participação também de funcionários do Ministério da Cultura que possam ter facilitado desvios de dinheiro.

 

O Ministério Público pedirá o ressarcimento dos recursos que tiveram destinação ilegal.

 

As investigações mostram que as verbas foram usadas para custear eventos corporativos, shows com artistas famosos em festas privadas para grandes empresas, livros institucionais e até mesmo festa de casamento.

 

Criada em 1991, a Lei Rouanet concede incentivos fiscais para projetos e ações culturais. Por meio da lei, pessoas físicas e jurídicas podem aplicar parte do Imposto de Renda devido em projetos culturais.

 

Atualmente, mais de 3 mil projetos são apoiados a cada ano por meio desse mecanismo.

Últimas notícias
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo