Pesquisa mostra que moradores de comunidades apoiam UPPs

Publicado em 05/07/2016 - 20:27 Por Joana Moscatelli - Rio de Janeiro

Jovens negros são os que pior avaliam a presença de Unidades de Polícia Pacificadora em favelas do Rio de Janeiro. Mas apesar dos problemas apontados, a maioria dos moradores de comunidades que contam com UPPs quer a continuidade do projeto.

 

Os dados são da pesquisa “Dimensionamento dos impactos sociais das UPPs em favelas cariocas”, lançada nesta terça-feira pela Fundação Getulio Vargas em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais.

 

Segundo o coordenador da FGV Opinião, Márcio Grijó, as principais críticas nas favelas com UPPs são relacionadas a falta ou precariedade de serviços públicos como saúde, cultura e lazer.


A pesquisa entrevistou dois mil moradores em 20 favelas cariocas. A primeira etapa do estudo aconteceu entre abril e junho de 2014 em comunidades com UPPs consideradas antigas, como no Morro Santa Marta e em Cidade de Deus.

 

A segunda fase aconteceu de novembro de 2015 a  janeiro deste ano, em comunidades classificadas como “UPPs recentes” como Pavão-Pavãozinho e Complexo do Alemão.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo